2008-12-09

A Vida sem drive de CD ou DVD

O EeePc 1000 que comprei não vem com drive de CD ou DVD. Embora possa parecer estranho, é algo que facilmente dispenso. Quando os pc's começaram a dispensar as drives de disquetes também achei uma excelente ideia!

Eu apenas utilizo o formato CD/DVD porque é assim que a informação me é distribuida. Logo que o recebo, transformo-o num formato que me seja prático no meu dia-à-dia. Não me vejo a transportar as minhas centenas de CD's para todo o lado de casa, ou para férias. Não me vejo a procurar o CD de instalação daquele programa dentro da caixinha. Há muito que centralizei toda a minha informação e por essa razão nem dei pela falta da drive de CD/DVD no meu EeePC 1000H.

Então, e afinal qual é o meu truque? Possuo um disco interno suficientemente grande para conter toda esta informação, instalado no meu servidor (linux, mas irrelevante neste contexto), e tenho um disco USB externo onde guardo uma cópia do que existe no disco interno. O meu disco interno tem 4 directorias base:

/Programas
/Musica
/Jogos
/Filmes

Toda a malta lá em casa pode ler destas directorias, mas sou o único que pode escrever. É a única forma de manter a casa arrumada. Em futuros posts vou explicar o que uso para cada qual destas ferramentas.

Esta é uma utilização "caseira", mas no meu trabalho uso a mesma filosofia, apenas a informação a guardar é diferente.

Sem comentários: