2009-03-10

Depois do post de ontem, com o janeka a subir para a camioneta, a Mente Perigosa falou que curtia mesmo era o Koala. O Koala é o Tuchinho, a mascote da ArSoft.

Lembrei-me então que a história do Tuchinho devia estar escrita algures. Fica aqui. :-)

A história já tem uns anos. Na ArSoft, queríamos uma mascote. Uma mascote fofinha e querida que a malta curtisse usar numa t-shirt, num chapéu, numa toalha de praia, e que ao mesmo tempo fosse uma imagem do nosso espírito enquanto Criadores de Software. Coisas de Geeks, a ArSoft é uma empresa que desenvolve software.

O Linux tem o pinguim Tux, o MySQL tem o golfinho (que não faço ideia sequer se tem nome), o Firebird tem o seu pássaro Sparky, e eu meti na cabeça que tinhamos de ter um também.

A ArSoft tem a sorte de ter uma pessoa muito talentosa a lidar com todo o seu grafismo: o Pedro Marques. O Pedro é muito bom no que faz. A malta tem padrões de qualidade muito grandes, e o Pedro passou todos. Ligámos para o Pedro e pedimos uma mascote. O Pedro fez uns primeiros esboços mas não era nada daquilo que queríamos. Queríamos um animal e ficámos todos - quer na empresa quer com amigos - a pensar em animais fofinhos e queridos. No meio do nada, um amigo nosso (o Tiago) pensou num Koala. A minha Rosalina pegou no Koala do Tiago e gritou: "é isso, um Koala! Um Koala com óculos". Liguei para o Pedro e disse-lhe "um Koala de Óculos".

O Pedro fez a magia dele:



Perfeito à primeira! Lindo e fofinho! E completamente dentro do espírito informal da ArSoft: a t-shirt com o logo da empresa, as calças de ganga, os ténis. Este Pedro Marques é um mágico dos diabos.

O nome veio depois, e tinha de ser uma brincadeira com o Tux do Linux. Que coisa mais portuguesa que lhe dar um ar fofinho e chamar-lhe Tuchinho? :-)

O Tuchinho levou com várias farpelas, e feitios, esta é a sua imagem natalícia:



Um dia, comprei uma pick-up. Uma "camioneta" grande e potente, como todos os gajos sonham ter. E liguei para o Pedro: "Oh Pedro, a malta das pick-ups e das motas tem sempre aquela onda de grandes machos latinos com cenas de fogo e ferros, e blusões de cabedal e tal, e vinha aqui a remoer com os meus botões: embora fazer uma coisa assim com isso tudo, mas vamos gozar com isso tudo e fazer uma coisa maricas e fofinha com o tuchinho?"

O Pedro Marques também é motard - tem uma harley - e do outro lado da linha percebeu exactamente o que se sonhava aqui e respondeu: vamos, vamos, vamos!

E fez a magia dele outra vez:



TUDO! Este tuchinho tem TUDO! Desde o grande fogo laranja aos óculos ray-ban, o blusão de cabedal, a t-shirt da empresa, o motor controlado por um computador, o blusão de cabedal, e o "Powered by ArSoft" a rematar.

A versão gigante foi aplicada na pickup como pensada originalmente e ficou assim:



Depois foram feitos vários em formato reduzido, utilizado em montes de locais. Aqui na minha Varadero:



Pessoalmente, uso este simbolo em todo o lado, e nos forums que frequento a malta conhece-me logo por causa deste simbolo. Olha eu aqui no Forum Transalp:



Aqui em casa, temos o tuchinho em todo o lado, até na nintendo do janeka, na bicla, e por aí fora. Malta amiga também colocou nos carros e nas motas, conheço até um capacete com ele. Também podes ter um: envia-me um email com a tua morada que eu envio-te um. São de Vinil, de alta qualidade.

O Pedro Marques tem uma empresa que faz magia para as outras empresas: http://pamcreas.com/

O Teatro TapaFuros tem montes de magia do Pedro, como por exemplo o cartaz do Puck em http://www.tapafuros.com.

1 comentário:

Finúrias disse...

O Tuchinho realmente está um máximo :)))